True

Usando variantes de produto

Vendas 105 visualizações

As variantes do serviço ou produto são usadas para gerenciar produtos com diferentes variações, como tamanho, cor, etc. Permite gerenciar o produto no nível do modelo (para todas as variações) e no nível da variante (atributos específicos).

Por exemplo, uma empresa que vende camisetas pode ter o seguinte produto:

  • Camiseta B&C

    • Tamanhos: S, M, L, XL, XXL
    • Cores: Azul, Vermelho, Branco, Preto

Neste exemplo, a T-shirt P&C é denominada modelo de produto e T-shirt P&C, S, Azul é uma variante. Tamanhos e cores são atributos .

O exemplo acima tem um total de 20 produtos diferentes (5 tamanhos x 4 cores). Cada um desses produtos tem seu próprio estoque, vendas, etc.

  • Código de barras : o código e o código de barras estão associados a uma variante, não ao modelo. Cada variante pode ter seu próprio código de barras / SKU.
  • Preço : cada variante do produto tem seu próprio preço público que é calculado com base no preço do modelo ($ 20) com um extra opcional para cada variante (+ $ 3 para a cor vermelha). No entanto, você pode definir regras de lista de preços que se aplicam ao modelo ou à variante.
  • Estoque : o estoque é gerenciado por variante do produto. Você não possui camisetas, apenas possui “Camisetas, S, Vermelha” ou “Camisetas, M, Azul”. Para fins de informação, no formulário de modelo de produto, você obtém o estoque que é a soma de todas as variantes. (mas o estoque real é calculado por variante)
  • Figura : a figura está relacionada à variante, toda variação de um produto pode ter sua própria figura primária.
  • Outros campos : a maioria dos outros campos pertence ao modelo do produto. Se você atualizá-los, ele atualiza automaticamente todas as variantes. (exemplo: conta de renda, impostos)

O uso de variantes tem os seguintes impactos:

  • eCommerce : na sua loja online, o cliente só verá os modelos dos produtos na página do catálogo. Assim que o visitante clicar em tal produto, ele terá a opção de escolher entre as variantes (cores, tamanhos, ...)
  • Fabricação : o uso de variantes permite definir apenas uma lista de materiais para um modelo de produto e pequenas variações para algumas das variantes. Exemplo: em vez de criar uma lista de materiais para "T-shirt, Red, S", você cria uma lista de materiais para "T-shirt" e adiciona algumas linhas que são específicas para a dimensão S e outras linhas específicas para o cor vermelha.
  • Preço : o preço padrão de um produto é calculado usando o preço do modelo do produto e adiciona o preço extra opcional em cada dimensão da variante. Dessa forma, os preços das variantes são mais fáceis de manter, pois você não precisa definir o preço para cada variante. No entanto, também é possível criar regras de lista de preços para fixar o preço por variantes.

O uso de variantes pode adicionar um nível de complexidade à maneira como você usa o Oves. Você deve considerar o uso de variantes apenas se precisar delas para reduzir a complexidade do gerenciamento de muitos produtos semelhantes.

Por exemplo, importar seu catálogo de produtos inicial é mais complexo se você usar variantes. Você não pode simplesmente importar uma lista de produtos, você deve importar modelos de produtos e todas as suas variações relacionadas.

Além disso, você também deve selecionar cuidadosamente as dimensões que gerencia como modelos de produto separados e aquelas como variantes. Por exemplo, uma empresa com estes produtos:

  • Qualidade: camisetas, polos, camisas
  • Cor: Vermelho, Azul
  • Tamanho: S, M, L, XL

Nesse caso de uso, você pode criar 1 modelo com três dimensões de variantes (Layout, Camisetas, Polos). Porém, é recomendável criar dois modelos de produtos diferentes, pois as camisetas podem ser muito diferentes dos polos ou camisas e o cliente espera vê-los como dois produtos diferentes no comércio eletrônico:

  • Modelo de produto: camiseta

    • Cor: Vermelho, Azul
    • Tamanho: S, M, L, XL
  • Modelo de produto: polos

    • Cor: Vermelho, Azul
    • Tamanho: S, M, L, XL

Antes de usar as variantes do produto, você deve primeiro ativar as variantes do produto nas configurações. Para isso, você deve acessar o aplicativo Atendimentos e Vendas. No menu Configuração ‣ Configurações localize a linha Catálogo de ProdutosVariações marque a opção. Os produtos podem ter vários atributos .


Depois de ativar a opção de variante, você pode adicionar variantes a seus produtos. Para isso, acesse o módulo Atendimentos e Vendas, Configurações ‣ Atributos . Ele também pode ser acessado nos módulos de compra e estoque.

Agora, clique no produto ao qual deseja adicionar variantes.

 O número em roxo escrito na parte superior é o número de variantes que este produto possui atualmente. Para adicionar novas variantes, clique no bloco. Na nova janela, clique em Criar .

Em Atributos , clique no menu suspenso e selecione o tipo de variação que deseja adicionar. Se a variante ainda não existe, você pode criá-la instantaneamente clicando em Criar e editar ...




Na janela Atributos, o campo Nome do Atributo é a descrição do atributo, como Verde, Plástico ou 32 GB. 



Você pode adicionar um custo para a variante imediatamente adicionando-o no campo Preço extra do atributo ou optar por modificá-lo posteriormente. Clique em Salvar .

Você também pode adicionar um código de barras diferente e uma referência interna à variante.

Depois de inserir todas as especificações da variante, clique em Salvar .

Os exemplos abaixo são todos baseados neste modelo de produto que tem dois atributos variantes:

  • Camiseta B & C

    • Cor: Vermelho, Azul, Branco
    • Tamanho: S, M, L, XL, XXL

Por padrão, com o modelo de produto acima, você obtém 15 produtos diferentes (3 cores, 5 tamanhos). Se o tamanho XXL existe apenas para camisetas vermelhas e azuis, você pode desativar a variante de produto branca.

Para fazer isso, clique no botão Variantes do Produto.


Dica

Desativar um produto é diferente de ter um estoque de 0.

Você pode adicionar um custo sobre o preço principal para algumas das variantes de um produto.

Depois de ativar a opção de variante, você pode adicionar variantes a seus produtos. Para isso, acesse o módulo Atendimentos e Vendas, abra ‣ Produtos e Serviços e clique no produto que deseja modificar. Clique no botão variações para acessar a lista de valores das variantes.

Clique no nome da variante à qual deseja adicionar um valor . No campo Valor adicione o custo da variante que será adicionada ao preço original.


Depois de inserir todos os valores extras, clique em Salvar .


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte

Whatsapp Promocat

Escolha um dos nossos atendentes. Mensagens fora do horário serão respondidas no retorno.